Post Icon

Melhores Leituras de 2017

 
Olá Pessoal, tudo bem?
 
Vamos conversar um pouco sobre as minhas leituras preferidas de 2017, somente para esclarecer são livros que eu li em 2017 e não os que foram lançados esse ano. Outro esclarecimento não são exatamente os livros com maior valor estético ou considerado literatura de maior qualidade, mas assim aqueles que por um motivo ou outro me tocaram mais e como é uma lista feita por mim, esperem por muita diversidade.
 
Os livros estão na ordem que eu li e não em ordem de preferencia, todos tem post no blog e o link esta no título do livro.
 
 
 
Sete minutos depois da meia noite - Patrick Ness: O livro conta a história de um garoto, cuja a mãe esta muito doente, então ele passa a ser visitado por um monstro todos os dias a meia-noite, esse monstro promete contar três histórias até que o garoto esteja pronto para contar a própria história - a verdade. O livro é muito tocante e acho que seria muito interessante para ser lido nas escolas para trabalhar perdas e luto com as crianças. Leitura mais que recomendada e no final acabei de me chorar.
 
 
Golen e o Gênio - Helene Wecker: Esse é um livro de fantasia que traz elementos que não são tão comuns nas fantasias da cultura árabe e judia, ambientado na Nova Iorque do inicio do século XX, as duas entidades folclóricas a Golem (judia) e o Gênio (árabe) enfrentam os desafios de viver em meio a um mundo que não os compreendem, a pesquisa histórica da autora é excelente e as informações são inseridas no livro orgânica sem parecer didático. As duas entidades são opostas em suas atitudes e características, e de certa forma, representa a cultura dos povos a que elas pertencem.  Um livro longo e algumas pessoas podem achar um pouco lento, mas eu achei ideal para a história que contava. Super recomendado!
 
 
 
Cândido ou o otimismo - Voltaire: Esse é um clássico, considerado um fábula filosófica e com essa classificação pode parecer difícil, mas na verdade é um livro muito divertido que conta as desventuras do nosso querido Cândido. O livro é bem episódico e por esse motivo me remeteu ao Dom Quixote, mas com certeza mais rápido. Ele permite duas leituras, podemos ler apenas como uma grande aventura, cheia de peripécias, mas o interessante é realmente aproveitar para refletir sobre as questões filosóficas suscitadas pela história e seus personagens. Acho um bom livro para quem esta começando a ler clássicos, justamente por ser uma leitura mais rápida e dinâmica.
 
 
 
Chico Bento - Arvorada - Orlandeli: Esse é um quadrinho que faz parte do projeto Graphic MSP, que já falei por aqui muitas vezes, esse é a segunda publicação do personagem, e foi a primeira vez que vimos as interpretações de artistas diferentes. Orlandeli foi por um caminho bem diferente do Gustavo Duarte, ele criou uma história sensível que reflete sobre o valor do agora, a importância de aproveitar a vida, tudo isso, com um enredo que discute a perda e usando o Ipê Amarelo como um símbolo, sensível e lindíssimo.
 
 
 
Eu, robô - Isaac Azimov: Já rolou uma fantasia e claro, que precisamos de um sci-fi, esse é um clássico do Azimov. Um livro de contos que conta de forma cronológica a história dos robôs e sua relação com a humanidade. Aqui temos uma psicóloga roboticista relembrando essa trajetória, desde os primeiros robôs domésticos. O que torna esse livro especial, assim como, a maioria das ficções cientificas é que apesar de relatar a história de robôs, na verdade, eles tratam e refletem de temas muito humanos. Uma boa escolha para quem quer iniciar sua aventura por esse gênero.
 
 
A guerra que salvou a minha vida - Kimberly Brubaker Bradley: Esse livro é uma ficção histórica passada durante a segunda guerra e vai contar a história de uma garota que nasceu com um pé torto e por isso, sempre foi rechaçada e muito mal tratada pela mãe que sentia vergonha dela, mas durante a guerra ela também é evacuada junto com as outras crianças de Londres e isso altera-la a vida dela total e completamente. Uma história extremamente sensível, sobre reconstrução da confiança nas pessoas e nos relacionamentos. Maravilhoso!
 
 
 
Ecos - Pam Muñoz Ryan: Esse livro é considerado uma fábula histórica, mas para mim ele é muito mais uma ficção histórica, porque essa parte de fábula é bem no começo com uma história tipo dos irmãos Grimm e tem uma elemento "mágico" que vai permear as três histórias que serão contadas depois. Além do momento histórico próximo a primeira história se passa nos anos 30 durante a ascensão do nazismo na Alemanha, a segunda durante a Grande Depressão nos EUA e a terceira nos EUA durante a segunda guerra propriamente dita, o que une as histórias é o poder transformador da música. De novo, é uma história sensível envolvendo crianças e musicas, então não tem como não me tocar. Recomendado!!!
 
Menção Honrosa:
 
A promessa da rosa - Babi A. Sette: Esse é um romance de época, ou seja, são livros escritos hoje em dia, mas se passam no século XIX e são histórias mais focadas no romance com suas mocinhas casadoiras, bailes e etc. Ou seja, são livros mais levinhos, perfeitos para dar aquela relaxada. Resolvi trazer esse aqui, pois é de uma autora brasileira e a conheci através desse livro, que se mostrou um dos meus preferidos desse gênero, tem muitas reviravoltas, além de não seguir exatamente a mesma formula, colocando a mocinha em situações realmente difíceis e irreversíveis. Gostei bastante das escolhas da autora e da forma como ela conduziu a história. Recomendo para quem já é fã do gênero para conhecer uma escritora brasileira e também acho que pode ser uma boa entrada para quem decidir se aventurar por ele.
 
 
Bom foram essas as minhas leituras preferidas de 2017 e vocês já leram esses livros? Quais foram as melhores leituras de vocês?
 
 
Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes) e  Instagram (danimoraes02).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário