Post Icon

Aconteceu naquele verão

Org. Stephanie Perkins
 
"Para que mais servem os garotos? Podem ser usados para tudo: carregar coisas, construir, consertar, lembrar. E alguns também são muito bons de se olhar."
 

Bem-vindos à estação mais ensolarada e apaixonante de todas! No verão, somos todos iguais, diz um dos personagens do conto “Mil maneiras de tudo isso dar errado”. No Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do globo, uma coisa é certa: no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes — talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar... e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor.
Mas essa coletânea tem algo ainda mais especial. Algumas histórias têm uma pitada de estranheza, de mistério, um toque sobrenatural. Em “Cabeça, escamas, língua, calda”, a lagoa de uma cidadezinha é morada de um monstro marinho que só uma menina vê. No intrigante “Inércia”, dois grandes amigos há muito afastados vão se encontrar num quarto de hospital para uma última visita. No belo “O mapa das pequenas coisas perfeitas” é sempre dia 4 de agosto. Presos num loop temporal, dois jovens vão comprovar do que a força do amor é capaz.
A lição é simples: o amor não escolhe lugar nem hora para surgir. Coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar.

Olá tudo bem?

Já faz um tempinho que li esse livro, mas ainda não tinha conseguido escrever sobre ele, no mesmo estilo de: O presente do meu grande amor, porém focado em outra época do ano, dessa vez todos os contos se passam no verão. Organizado pela Stephanie Perkins ele é composto de 12 contos escritos por escritores contemporâneos de YA que tem como tema o amor e se passa no verão.

Como a maioria dos livros de conto é um pouco irregular, sendo que, na média achei os contos no mínimo interessantes e outros eu realmente gostei bastante, mas apesar disso, ainda acho O presente do meu grande amor melhor.

Os temas são bastante variados, por exemplo:

Fantasia/Fantástico:
- Cabeça, escamas, língua, cauda - Leigh Bardugo: Uma dupla de amigos que sempre se encontram no verão e resolvem investigar uma criatura aquática que só ela vê. Achei interessante!

- O último suspiro do Cinemorte - Libba Bray: já falei um pouco sobre esse conto em um outro post.

- Nova atração - Cassandra Clare: Aqui temos uma história que se passa em uma espécie de parque dos horrores onde as atrações sobrenaturais são reais e dependem da presença de um demônio verdadeiro, apesar de meio estranho, não tem como não se envolver com a história e ficar torcendo para ver o que vai acontecer.

- O mapa das pequenas coisas perfeitas - Lev Grossman: preso em um looping no tempo, um casal decide procurar as várias pequenas coisas perfeitas que acontecem ao longo desse dia. Muito sensível e fofo, um dos meus contos preferidos.

LGBT:
- O fim do amor - Nina Lacour: essa autora esta sendo bastante bem falada e nessa história acompanhamos uma garota que esta vivendo um momento bastante difícil na vida e tem a sua posição cética com relação ao amor contestada ao conhecer um novo amor.

E muitos contemporâneos (vou falar dos meus preferidos):
- Em noventa minutos, vá em direção a North - Stephanie Perkins: A organizadora do livro é a única que tem contos em ambos os livros e esse é a continuação de: É um milagre de Yule, Charlie Brown que tinha sido um dos meus contos favoritos do livro anterior.  Dessa vez, vamos ver o reencontro de Marigold e North, quando depois de uma separação ela decide procura-lo em seu novo emprego em uma montanha. Eu simplesmente adoro esse casal, acho a química perfeita, é por isso, que gosto tanto desses dois contos.

- O amor é o último recurso - Jon Skovron: Esse é um conto muito engraçado onde o narrador vai conversando conosco o tempo todo e narrando um história muito complicada onde tem uma grande armação em nome do amor.

- Mil maneiras de tudo isso dar errado - Jennifer E. Smith: Outro dos meus contos favoritos, onde acompanhamos o inicio de relacionamento entre um garoto com síndrome de Asperger, a química entre o casal é muito boa e é bonitinho como eles lidam com as dificuldades da síndrome.

Título: Aconteceu naquele verão.
Organizadora: Stephanie Perkins
Editora: Intrinseca
381 páginas

De maneira geral, gostei bastante do livro que é bem divertido e perfeito para ir lendo entre outras histórias.

Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes) e  Instagram (danimoraes02).
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário