Post Icon

The ghost in the Shell

Shirow Masamune
 

Influenciado por obras “cyberpunk” do final dos anos 1980 como Akira e por filmes como Blade Runner – O Caçador de Androides, o cenário escolhido por Shirow para The Ghost in the Shell foi o futuro distópico de 2029, onde a alta tecnologia se mistura a uma sociedade decadente e desigual.
É nesse mundo à beira do colapso que a Major Motoko Kusanagi encabeça a Seção 9 da Segurança Pública. Motoko é uma ciborgue altamente treinada incumbida de desmantelar uma série de crimes cibernéticos realizados por um hacker conhecido como o Mestre dos Fantoches.
Em meio à caça ao criminoso virtual, Masamune Shirow insere na trama questionamentos existencialistas, ponderando até mesmo se alguém provido meramente de Inteligência Artificial é, de fato, um ser vivo. E foi exatamente essa mistura de ficção científica, ação e temas filosóficos que fizeram do mangá The Ghost in the Shell uma leitura obrigatória.

Olá Pessoal, tudo bem? Olha só quem ressuscitou... nem vou mais falar com vocês que a vida esta muito corrida e por isso sumi, mas que vou voltar e deixar tudo atualizado porque na verdade isso não esta dando muito certo, mas vamos aí um post de cada vez até porque também não estou lendo muito então nem tem tanta coisa assim para atualizar.

E hoje vamos falar da minha leitura do Desafio Diminuindo a Pilha - Um livro que virou filme/serie e minha escolha original era 2001 uma odisseia no espaço, mas depois eu refleti que o filme de 2001 saiu um pouco antes do livro e além disso, minhas leituras estavam devagar (por falta de tempo) e achei que um mangá ajudaria a dar mais ritmo, um mangá talvez sim, mas não esse mangá...eu levei duas semanas para lê-lo e eu só estava lendo ele.. tudo bem que, eu não estava conseguindo ler muito de uma vez, mas já adianto que essa é uma leitura um pouco lenta.

Ghost in the shell é um seinen  (voltado para o público masculino dos 18 -  40 anos, o que não me impede de forma alguma em lê-lo), publicado de forma seriada a partir de 1989 pela Kodansha e é uma das mais bem sucedidas franquias de mangas e animes (filmes e series) é considerado junto com Akira um dos grandes responsáveis pela popularização dos mangas e animes para o ocidente. Além de, ser uma grande influencia na cultura pop, por exemplo, a triologia Matrix das irmãs Watchowski tem muita influencia da obra, principalmente o anime de 1995.

Abertura do anime
 
Abertura do matrix - qualquer semelhança não é um mera coincidência.
 
O mangá é um cyberpunk: é um subgênero de ficção científica, conhecido por seu enfoque de "Alta tecnologia e baixa qualidade de vida" ("High tech, Low life") e toma seu nome da combinação de cibernética e punk. Mescla ciência avançada, como as tecnologias de informação e a cibernética junto com algum grau de desintegração ou mudança radical na ordem social. (Fonte: Wikipédia).  Ambientado no Japão de 2029, onde toda a revolução tecnologia ocorreu e o limite entre homem e máquina se tornou tão estreito que passa a ser difícil definir onde começa um e termina o outro.
 
A seção 9 é um departamento do governo responsável por desvendar os crimes cibernéticos e a líder da equipe de campo é a Major Motoko, uma ciborgue que teve todo o corpo substituído mantendo apenas o cérebro, mas justamente por possui-lo ainda é considerada uma humana. Cada capitulo do manga traz uma história, um caso que é resolvido, no entanto, alguns capítulos se conectam e há uma história maior, envolvendo o maior hacker de todos os tempos que é conhecido como Mestre dos Fantoches.
 
Além de, toda a parte de ação e ficção cientifica representada pelas novas tecnologias, a história discute muitos aspectos filosóficos, principalmente, quando se discute o que é vida, o conceito de alma e etc. Seria uma inteligência artificial, capaz de pensar por si própria uma forma de vida? Em um momento, a Motoko fala algo do tipo quem se especializa demais esta mais próximo de se extinguir que a diversidade é a fonte da vida (um tema mais do que atual), a história é o toda intermeada por esse tipo de discussão. E essas discussões são muito válidas até hoje, mas pensar que o autor já imaginou tudo isso em uma era pré internet, celular e todo esse tipo de tecnologia que temos hoje é bem incrível.
 
Essa edição esta cheia de notas, incluídas pelo próprio autor, às vezes, essas notas eram um pouco cansativas, mas contrariando uma recomendação no final do manga eu decidi lê-las concomitante a leitura e não me arrependi, pois algumas em ajudaram a entender melhor a intenção do autor e no que ele se baseou, inclusive, ele se baseou em pesquisas reais tanto no rama tecnológico quanto no biológicos e indica algumas outras leituras nessas notas e é justamente por isso, que o destaque do mangá fica para a construção de mundo, muito mais do que desenvolver personagens ou enredos individuais o autor focou suas atenções para o desenvolvimento desse universo tecnológico e distópico.
 
Apesar de entender a grandiosidade e importância do manga essa não foi uma leitura que me empolgou, inclusive, em alguns momentos foi um pouco truncada, mas mesmo assim, acho que vale a pena conhecer.
 
Sempre faço fotos para tentar mostrar um pouco da arte dos mangás e HQs, tentei variar dessa vez e fazer um videozinho, mas não consegui linkar direto aqui no blogger e precisei subir no youtube (e demorou para subir um vídeo com dois minutos), então por favor, me digam se vocês gostaram ou não desse formato.
 
 
 
Aproveitei também para assistir o anime de 1995 dirigido por Mamoru Oshii: Ghost in the shell - O fantasma do futuro, que esta disponível no Netflix e apesar de ter sido lançadas outras continuações e outros animes seriados, esse é o grande clássico que influenciou outras obras pop. Uma curiosidade é que além dos animes e do filme com a Scarlett Johansson (ainda não assisti) essa franquia também gerou romances e até um jogo para Playstation.
 
O anime traz a história principal, aquela que envolve o Mestre dos Fantoches que aparece em uns 3 ou 4 capítulos, e claro, para entendermos melhor a história ele traz algumas cenas e explicações que estão em outras partes do mangá. A Motoko do anime e  mangá são levemente diferentes na personalidade, no anime ela esta mais sombria e seria, no mangá ela tem um certo humor e é muito prepotente, o que no anime não fica tão evidente.
 
Acho que o anime acertou muito, desde de a escolha do enredo principal até as representações, a trilha sonora, achei tudo muito bem feito e consegue te prender e interessar mais do que o próprio mangá e acho uma boa porta de entrada para essa história, talvez seja uma opção mais viável, assistam ao anime e se gostarem leiam o mangá.
 
 
Título: The ghost in the shell
Autor: Shirow Masamune
Editora: JBC
344 páginas
 
Por hoje é isso,
 
E vocês conhecem essa história? Mangá, anime e/ou filme?
 
Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes) e  Instagram (danimoraes02).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário