Post Icon

O condenado

Bernard Cornwell

 
 
 
Sinopse: Charles Corday é acusado de assassinar uma condessa de quem pintava o retrato. Esquecido na temida Prisão de Newgate, restam-lhe apenas sete dias de vida antes de ser enforcado. Rider Sandman, um capitão temperamental que vive tempos difíceis depois de participar da Batalha de Waterloo, é convocado para investigar o crime. A investigação o levará a uma emocionante jornada pelos fétidos porões da prisão e pelos perfumados salões da aristocracia londrina. Enérgico e durão, Sandman é hábil com a espada e exímio jogador de críquete. E em sua arriscada empreitada conta apenas com a própria inteligência e um grupo de aliados nada convencionais: Sally Hood, modelo vivo de passado comprometedor; lorde Alexander, um fervoroso reverendo e também amante do críquete; e o velho companheiro de batalha, sargento Berrigan.
 
 
Olá Pessoal, tudo bem?
 
Olha quem esta viva? Voltei....nos últimos tempos a vida esta muito atribulada com muito trabalho e não consegui atualizar o blog, mas vou tentar colocar tudo em ordem em breve.
 
E hoje vamos conversar um pouco sobre o livro que li para o Desafio Diminuindo a Pilha - Romance Histórico e o livro escolhido é de um dos autores mais consagrados nesse gênero, autor das series: triologia de Arthur, Busca do Graal e Guerras Saxônicas.
 
O condenado é um livro único considerado o melhor romance histórico publicado na Inglaterra em 2001, nesse livro vamos ter uma mistura de romance histórico com thriller, parecido com o que Umberto Eco fez em O nome da Rosa, mas tenho que confessar que com menos de primazia.
 
O livro se passa na Inglaterra do século XIX logo após as guerras napoleônicas quando um capitão inglês Rider Sandman volta para casa e se encontra em situação precária o pai perdeu tudo e se suicidou, assim ele se vê responsável pela família, sem emprego, deixado de lado pela nobreza e sem a noiva. Então ele é contratado para investigar o caso de um condenado a morte pelo assassinato de uma baronesa, mas ele tem apenas 7 dias para desvendar o caso e salvar um inocente da morte.
 
Rider é um exemplo de bom moço, honrado e em busca da justiça sempre, mas justamente por isso, esse é um personagem bastante plano e sem grandes nuances, resiste as tentações, trata todos com igualdade e justiça, ama de todo coração e com sinceridade, o único defeito (se é que pode se considerar assim) é ser um pouco estourado.
 
Para desvendar esse caso ele conta com a ajuda de figuras muito diferentes lorde Alexander, o único membro da nobreza que continua tratando-o da mesma forma, inteligente, erudito, mas apaixonado por belas mulheres, viciado em críquete protagoniza alguns dos diálogos mais interessantes e engraçados, além de ser, o personagem que traz a discussão a questão da pena de morte. Mas com certeza a personagem mais legal é a Sally Hood, irmã de Robin Hood, uma moça que tenta ganhar a vida da forma mais digna que consegue, por exemplo, posando nua para pintores. Desbocada, corajosa e inteligente é muito importante para o desenvolvimento da história.
 
O livro começa com uma cena muito interessante descrevendo a prisão, o cadafalso e tudo o que envolvia o cumprimento daquela sentença e a descrição é tão perfeita que você se sente vivendo aquele momento. E essa com certeza é a melhor parte do livro a descrição e ambientação histórica, já que a parte do thriller não é tão surpreendente, a apresentação dos suspeitos é muito rápida e não nos envolvemos ou importamos com eles.
 
 
A escrita é muito fluida e fácil e a última cena do livro é de prender o folego em uma grande corrida contra o tempo. 
 
Gostei muito do livro e recomendo a leitura, principalmente se você gosta de romances históricos e dessa época histórica e como nos outros trabalhos do autor, a parte histórica é muito sólida e baseada em pesquisas.
 
 
Livro: O condenado

Autor: Bernard Cornwell
Editora: Record
321 pag

E vocês conhecem o Bernard Cornwell?

Por hoje é isso,
Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes) e Instagram (danimoraes02).
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário