Post Icon

Encerramento da #MaratonaAperteoplay

Olá Pessoal, tudo bem?

Como vocês sabem eu participei da #MaratonaAperteoplay que consistia em assistir 10 filmes em 20 dias com temáticas especificas, mas infelizmente eu não consegui assistir todos os filmes que eu tinha me proposto, assisti 6 filmes, sendo que, dois filmes foram na mesma temática, ou seja, dos 10 temas propostos eu assisti 4, mas mesmo assim, eu considero que a minha experiência foi muito boa.



1 - Adaptação literária - O lado bom da vida (2013): Eu li esse livro a mais de 2 anos e adorei, inclusive, foi o primeiro post do blog, portanto, para mim é um pouco difícil ser totalmente imparcial.
Pat Peoples (Bradley Cooper) ficou internado em uma instituição psicológica durante um tempo, mas agora ele esta decidido a melhorar e reconquistar a sua esposa. Mas vai surgir na vida dela uma mulher (Jennifer Lawrence) tão quebrada quanto ele que vai ajuda-lo nesse momento.

O filme é mais direto que o livro, logo de cara já ficamos sabendo o que aconteceu e que o levou para essa instituição, enquanto no livro o protagonista vai descobrindo as informações aos poucos e vamos embarcando com ele nessa história. No filme a importância do terapeuta, do amigo Dan e dos livros que o Pat lê é diminuído.

Mas de forma geral eu gostei bastante do filme, gosto muito dos atores principais e a mensagem principal da história é apresentada também no filme. Vale a pena assistir.






2 - Animação - A origem dos guardiões (2012): Esse filme nos apresenta as lendas infantis (Papai-Noel, Coelhinho da Páscoa, Fada do Dente e Sandman) como os guardiões das crianças, aqueles que são responsáveis de os proteger da influencia de Breu o Bicho-Papão, porém Breu recupera o seu poder e o Homem da lua escolhe um novo guardião Jake Frozen, um jovem responsável pelo inverno e que não sabe nada de seu passado e muito menos entende o porquê de ser o escolhido.

As lendas não são exatamente como conhecemos eles são verdadeiros lutadores e guerreiros. O filme e bem interessante, trabalha com aquele conceito que os poderes e forças das lendas são diretamente proporcional a crença das crianças, mas muito mais que isso, o filme trabalha com o conceito de identidade e aceitação.

A animação em si é muito bem feita com cenas de luta muito bonitas.




3 - Animação - Moana - Um mar de aventuras (2016): A animação que estava na minha lista de filmes para assistir era: A origem dos guardiões, mas como eu também assisti Moana resolvi colocar também aqui no encerramento da minha maratona.

Esse é o novo filme da Disney, Moana é a filha do chefe de uma tribo na Oceania, ela criada para aceitar o seu destino e ser a líder da sua tribo, vivendo sempre na ilha, nunca se aventurando pelo mar que a atrai tanto, no entanto, ela é a escolhida do mar para salvar a sua descendência e toda a humanidade.

Fiquei muito feliz com esse filme e acho que a Disney vem em uma evolução incrível e maravilhosa com relação as suas protagonista ("princesas") desde Tiana, a moça negra e independente, Rapunzel que ao invés de esperar o príncipe escapa para sua própria liberdade, passando por Frozen muito mais focado na relação entre as irmãs, passando por Merida, a guerreira pronta a traçar o próprio destino. Moana não tem o tipo físico característico das princesas, morena, cabelos cacheados, quadris largos, independência, coragem e força dignas de uma heroína de contos de fadas. E nada de príncipe ou qualquer tipo de par romântico.

Além de, todo esse conceito extremamente importante para representatividade feminina, é uma animação muito bem feita, com as cores lindas, musicas legais e momentos muito divertidos com o galo Hei hei e Mauí. Mais que recomendado!





4 - Latino-Americano - En el último trago (2015): Esse é um filme mexicano que começa com 4 amigos da terceira idade sentados em uma mesa de bar quando um deles revela que esta a beira da morte e faz um último pedido para eles. Pedro (Pedro Weber Chatanuga) pede que eles levem um guardanapo que continha um rascunho de uma famosa música de José Alfredo Jimenez que eles idolatravam até Dolores Hidalgo, onde há um museu em homenagem ao cantor. Os três então partem em uma espécie de "road trip" cheia de surpresas.

É um filme muito sensível, com humor na dose certa, delicado, nos faz refletir sobre nossas vidas, prioridades e a pensar que se conseguirmos chegar a velhice com amigos seremos abençoados. Vale a pena conhecer.



Uma curiosidade - a música que dá título ao filme:



5 - Documentário: She's beautiful when she's angry (2014): "Ela fica linda quando esta brava" (tradução livre), uma expressão que as mulheres ouvem com frequência quando se irritam, e assim desde o título esse documentário já se mostra provocador.

Dirigido por Mary Dore ele mostra a história do movimento feminista nos EUA  entre os anos 1960 a 1970, dando cara e voz as principais figuras desse movimento que surgiu como uma solicitação das mulheres por melhores oportunidades de emprego e que foi se expandindo para todas as áreas da vida como família, sexualidade, estudo e etc. O filme mostra as várias facetas do movimento feminista, inclusive, os problemas e contradições dentro do próprio movimento.

Esse é um documentário muito importante para conhecer um pouco mais desse movimento tão importante, que a apesar das contradições e de muitas vezes ser mal interpretado é o grande responsável pela melhor situação da mulher hoje, apesar que, ainda temos muito o que lutar como fica claro no documentario não dá para se aposentar do movimento feminista, pois continuamos lutando pelos mesmos direitos a anos e se não prestarmos atenção perdemos os direitos que foram adquiridos com tanta luta e sacrifício.





6 - Documentário: The hunting ground (2015): Depois de assistir o filme anterior fiquei com vontade de assistir esse documentário, escrito e dirigido por Kirby Dick, que trata sobre os diversos casos de estupros ocorridos nas universidades americanas e a impunidade decorrente do esforço das próprias universidades em encobrir os casos.

O documentário é muito bem feito, baseado em depoimentos das diversas estudantes mostrando que o problema é global e não especifico de uma ou outra universidade, incluindo, as universidades da aclamada Ivy League americana e mostrando que ainda prevalece a ideia que a mulher provocou a violência de alguma forma, em alguns relatos as vitimas contam que os representantes da universidade questionavam se as mesmas tinham certeza do ocorrido e se elas não estariam se confundido, eles nem sequer pensavam no absurdo do que estavam questionando.

É muito triste ver o que a sociedade é capaz de fazer, como os interesses financeiros e o poder prevalece sobre o sofrimento humano, mas que a organização e sororidade são as ferramentas e força das mulheres para lutar contra situações como essa.  É um filme sofrido, forte e necessário.


Foi uma excelente maratona e valeu muito a pena conhecer todos esses filmes e recomendo todos.

E vocês como foi a maratona? Já assistiram a algum desses filmes?

Até a próxima,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário