Post Icon

As crônicas marcianas

Ray Bradbury
 

Olá Pessoal, tudo bem?

Hoje eu gostaria de compartilhar com vocês um pouco sobre a leitura de As crônicas Marcianas do
Ray Bradbury, esse livro vai contar a história da colonização de Marte.

O livro inicia em 1999 quando a Terra esta passando por um momento muito ruim com grandes guerras, esgotamento dos recursos naturais e destruição do meio ambiente, então colonizar um outro planeta como Marte parece uma boa ideia.

O livro é composto por diferentes capítulos, cada um deles independente entre si e contando uma parte da história da colonização, funcionando como as crônicas que dão nome ao livro, apesar das histórias serem independentes e elas tem uma continuidade dando um sentido ao todo.

A principal discussão do livro é o comportamento humano e sua capacidade destrutiva tanto do seu meio ambiente como das próprias relações representadas por um governo opressor e censurador. O interessante da ficção cientifica é justamente nos apresentar uma visão de futuro que muitas vezes nos choca, mas que faz todo o sentido quando refletimos sobre o comportamento humano.

A escrita do Ray é maravilhosa, muito intrigante e a leitura flui muito, e assim, como aconteceu quando eu li Fahrenheit 451 a leitura me pegou e eu não conseguia parar especialmente em alguns capítulos.

Sendo que, alguns desses capítulos são especialmente interessantes e merecem uma menção especial. Logo no inicio somos apresentados as primeiras expedições e tentativas de colonização de Marte e conhecemos os marcianos, que são seres minimamente peculiares e que tem atitudes bastante drásticas, na verdade, a crônica que nos apresenta a terceira expedição chega a ser assustadora trazendo um terror psicológico e é incrível a forma que você vai descobrindo junto com o personagem o que esta acontecendo esse com certeza é um dos melhores capítulos.

Um outro que chamou muito a minha a atenção foi o capítulo chamado Usher 2, que vai nos contar a história de um homem que construiu uma casa inspirada na obra de Edgar Alan Poe, nesse capítulo temos a semente daquilo que seria construído e desenvolvido mais tarde pelo autor em Fahrenheit 451.

Outra crônica que merece um comentário é a chamada Flutuando no espaço, o livro foi escrito nos anos 50, quando a luta pelos direitos civis ainda estava rolando nos EUA e esse é um capitulo que pode ter incomodado algumas pessoas, mas que deve ter deixado os negros bastante satisfeitos.

O marciano é outra crônica que precisa ser mencionada onde se discute a necessidade humana de se sentir amada e que para satisfazer esse desejo muitas vezes não nos importamos que a relação não seja real, não é a toa que vemos tantas pessoas se enganando por aí e permanecendo em relações potencialmente destrutivas simplesmente para satisfazer essa necessidade nem que seja com um fantoche, uma arremedo que esteja tão distante da realidade.

O livro como um todo é muito bom e o final não é nada previsível e dá aquele gostinho amargo na boca e um friozinho no coração pelo destino da humanidade como um todo. Ou seja, esse é um livro mais que recomendado.

Livro: As crônicas marcianas
Autor: Ray Bradbury
Editora: Biblioteca Azul
292 páginas

Vale mencionar que esse livro foi lido para o Desafio Livrada como livro maluco.

Por hoje é isso,

Dani Moraes

Nas redes sociais:
Nós sigam também nas redes sociais: Facebook, Twitter (danipmoraes), Instagram (danimoraes02) e Snapchat (danielapmoraes).







 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário